NÚCLEO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO SEMIÁRIDO - nUPECS

A Logomarca do NUPECS – Pensada a partir da realidade experimentada na Educação do Campo no semiárido, a logomarca do Núcleo traz estampada a imagem de uma aroeira-do-sertão (Myracrodruon urundeuva) durante o período de estiagem.

Procura-se assim, imageticamente, apontar para a gesta árdua e desafiadora da Educação do Campo no semiárido brasileiro e, também, evocar a resistência, a resiliência e a esperança na certeza de que o período de estiagem cessará e novamente o sertão verdejará, dará frutos.

Esta é a mensagem que o NUPECS procura expressar por meio de sua logo e de sua práxis multiepistêmica.


Apresentação


O NUPECS – Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo no Semiárido, foi idealizado em 2019 com o intuito de contribuição com as pesquisas em Educação do Campo no semiárido piauiense iniciadas na Universidade Federal do Piauí (UFPI), no campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), localizado no centro sul do estado, na cidade de Picos, a 310 quilômetros da capital Teresina. O NUPECS surge de um diálogo multidisciplinar que possui como eixo o princípio da complexidade, e neste sentido, possui como linha constituinte a interação entre os mais diversos campos do conhecimento científico em constante e profícua interface com os saberes tradicionais, e com as comunidades que habitam o semiárido piauiense.

O NUPECS tem em sua constituição inicial e fundadora, os seguintes membros: Profª Drª Michelli Ferreira dos Santos (Coordenadora), Profª Drª Patrícia Sara Lopes Melo (Subcoordenadora) a Profª Drª Juliana Bendini do Nascimento (membro) e Prof. Dr. Maurício Fernandes da Silva (membro). As linhas de pesquisa desdobram-se a partir de projetos já em andamento na LEdoC tanto no eixo das ciências naturais quanto nas ciências humanas.